Primeira bicicleta de aro 29 com quadro full suspension da Pinarello agrega diversas tecnologias de design e amortecimento para proporcionar um pedal quase tão estável quanto de uma bicicleta de estrada, com funcionamento da suspensão apenas nos momentos certos.
Mais conhecida pelas bicicletas de estrada, a marca italiana Pinarello entrou há pouco mais de um ano no mundo das mountain bikes com aro 29 e agora caba de apresentar seu primeiro modelo full suspension com essa medida de roda. É a Dogma XM 9.9, projetada para o uso em cross country e maratona, com um quadro tido como revolucionário, com formato assimétrico e inteiramente em fibra de carbono 65HM3K.
Entre as principais inovações do produto, destaca-se o quadro com formato de um triângulo perfeito entre os pontos da caixa de direção, pedivela e canote, que mantém a bicicleta mais estável, quase como uma estradeira.
A maior parte dos quadros para bicicletas aro 29 possui um recuo no tubo inferior, logo antes da caixa de direção, para permitir que o guidão gire 180 graus e a suspensão não bata no quadro. O formato mais estável da Dogma XM não permite esse giro, mas possui um dispositivo chamado Forkstopper, que evita danos caso a suspensão bata no quadro.
O sistema de fixação do canote do selim também recebeu atenção especial, com um sistema de fixação por quatro parafusos, aliviando a pressão.
A suspensão merece destaque por si só. O amortecedor traseiro é montado em um suporte monolink assimétrico, feito em alumínio CNC e fixado ao quadro por oito parafusos de titânio no lado esquerdo. Pensado conjuntamente, o freio traseiro é montado do mesmo lado, interferindo menos na estabilidade durante as frenagens.
A suspensão merece destaque por si só. O amortecedor traseiro é montado em um suporte monolink assimétrico, feito em alumínio CNC e fixado ao quadro por oito parafusos de titânio no lado esquerdo. Pensado conjuntamente, o freio traseiro é montado do mesmo lado, interferindo menos na estabilidade durante as frenagens.
Falando em assimetria, o quadro todo segue esse padrão. No tubo superior e inferior ele é achatado do lado direito e arredondado o lado esquerdo, o que, segundo a empresa, balanceia as forças exercidas sobre a bike, garantindo maior estabilidade e rendimento. A parte traseira do quadro utiliza o sistema chamado Onda Curve Asymmetric, com apenas 5 pontos flexíveis.
Atuando conjuntamente, essas tecnologias fazem com que a Dogma XM não necessite de nenhum tipo de trava manual. O amortecimento funciona automaticamente somente quando necessário, mesmo em terrenos levemente irregulares, onde a suspensão não é requerida, mas poderia trabalhar indevidamente.
A bicicleta ainda não tem previsão de chegada ao mercado e nem os detalhes dos componentes foram divulgados.
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