sexta-feira, 19 de julho de 2013

Pinarello lança obra prima em bicicleta full suspension

Primeira bicicleta de aro 29 com quadro full suspension da Pinarello agrega diversas tecnologias de design e amortecimento para proporcionar um pedal quase tão estável quanto de uma bicicleta de estrada, com funcionamento da suspensão apenas nos momentos certos.


PInarello Dogma XM 9.9 promete pedal tão estável quando de estradeira. Foto: Divulgação Mais conhecida pelas bicicletas de estrada, a marca italiana Pinarello entrou há pouco mais de um ano no mundo das mountain bikes com aro 29 e agora caba de apresentar seu primeiro modelo full suspension com essa medida de roda. É a Dogma XM 9.9, projetada para o uso em cross country e maratona, com um quadro tido como revolucionário, com formato assimétrico e inteiramente em fibra de carbono 65HM3K.

Entre as principais inovações do produto, destaca-se o quadro com formato de um triângulo perfeito entre os pontos da caixa de direção, pedivela e canote, que mantém a bicicleta mais estável, quase como uma estradeira.

Detalhe do quadro com Forkstopper. Foto: DivulgaçãoA maior parte dos quadros para bicicletas aro 29 possui um recuo no tubo inferior, logo antes da caixa de direção, para permitir que o guidão gire 180 graus e a suspensão não bata no quadro. O formato mais estável da Dogma XM não permite esse giro, mas possui um dispositivo chamado Forkstopper, que evita danos caso a suspensão bata no quadro.
O sistema de fixação do canote do selim também recebeu atenção especial, com um sistema de fixação por quatro parafusos, aliviando a pressão.

A suspensão merece destaque por si só. O amortecedor traseiro é montado em um suporte monolink assimétrico, feito em alumínio CNC e fixado ao quadro por oito parafusos de titânio no lado esquerdo. Pensado conjuntamente, o freio traseiro é montado do mesmo lado, interferindo menos na estabilidade durante as frenagens.
Detalhe do monolink assimétrico. Foto: DivulgaçãoDetalhe do monolink assimétrico. Foto: Divulgação
Falando em assimetria, o quadro todo segue esse padrão. No tubo superior e inferior ele é achatado do lado direito e arredondado o lado esquerdo, o que, segundo a empresa, balanceia as forças exercidas sobre a bike, garantindo maior estabilidade e rendimento. A parte traseira do quadro utiliza o sistema chamado Onda Curve Asymmetric, com apenas 5 pontos flexíveis.
Atuando conjuntamente, essas tecnologias fazem com que a Dogma XM não necessite de nenhum tipo de trava manual. O amortecimento funciona automaticamente somente quando necessário, mesmo em terrenos levemente irregulares, onde a suspensão não é requerida, mas poderia trabalhar indevidamente.
A bicicleta ainda não tem previsão de chegada ao mercado e nem os detalhes dos componentes foram divulgados.


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