sábado, 9 de março de 2013

Por que não pedalar na contramão?


Nada melhor do que desfrutar de um belo passeio de bicicleta, chegar mais rápido e disposto ao trabalho, fazer um exercício físico que proporcione prazer. Mas para que isso seja aproveitado da melhor forma possível é necessário prestarmos atenção a vários fatores para que a diversão não se transforme em dor de cabeça.
O numero de ciclistas esta aumentando consideravelmente nos últimos tempos, basta olharmos o transito e perceberemos que os mesmos já estão inseridos. Mas não basta pegarmos a bicicleta, colocarmos os itens de segurança e sairmos por ai. É necessário prestarmos atenção e tomarmos alguns cuidados.

                                    


Um dos maiores erros que podemos fazer é andar na contramão do fluxo do transito. Alguns ciclistas tem a falsa impressão que andando contra os carros possuem maior autonomia e segurança, quando a verdade é completamente o contrario.
Se ocorrer uma colisão com um carro temos duas situações: o ciclistas a favor do fluxo da via e na contra mão. Quando ele esta a favor da via o que ocorre na maioria dos casos é o carro projetar a bicicleta ou o ciclista para a frente, tendo ferimentos menores do que atingindo de frente.



                                 

Andando na contramão, você acaba pegando o pedestre e o motorista de surpresa, pois na maioria das vezes, na contra mão o ciclistas sera jogado para o para brisa do carro,a velocidade do ciclista sera somada a velocidade do automóvel, e os ferimentos serão muito mais graves.
O motorista é pego de surpresa em um cruzamento, saindo de garagens, ou até mesmo quando o ciclista entra na pista. Pois ele olha para a direção que os veículos estão vindo. Com isso o tempo de reação dele é muito curto, dificultando um parada brusca ou um possível desvio.
Outra situação são os pedestres. Seguindo a lógica dos motoristas, os pedestres sempre olharão para a direção que os veículos virão. Na contra mão a possibilidade de atropelar um pedestre é muito maior.

É apenas uma dica para que não estrague seu passeio.

Bom pedal!







2 comentários:

  1. Parabéns! Essa informação deveria estar em outdoors a beira das rodovias, principalmente. Pra ver se esse povinho aprende como se portar em cima de uma bike. Respeita leis e o próximo é um bom caminho,

    ResponderExcluir
  2. boa Vera .... mas o pessoal prefere criar leis, e mais leis ....

    ResponderExcluir